Como evitar a depressão? Alguns hábitos ajudam a prevenir o problema.

Authentic sunny portrait of young beautiful woman outdoor in nature

Depressão

Depressão é um distúrbio afetivo que precisa de acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento adequado. Uma em cada cinco pessoas no mundo tem depressão em alguma fase da vida, aproximadamente.

 

Causas

Ao contrário do que muita gente pensa, muitas vezes os fatores psicológicos e sociais são consequência da depressão e não sua causa.

A depressão é uma ampla família de doenças e por isso é chamada de síndrome. Existem diversas evidências de alterações químicas nos cérebros de pessoas deprimidas, principalmente relacionadas aos neurotransmissores: serotonina, noradrenalina e dopamina, esta última em menor proporção.

O estresse também está relacionado como um dos principais desencadeadores da depressão.

A terapia com medicamentos antidepressivos, de modo geral, é o tratamento conservador mais utilizado.

Pode ser necessário utilizar um tratamento de manutenção ou de prevenção para evitar que aconteçam novos episódios. Essa manutenção pode durar anos ou a vida inteira.

A psicoterapia auxilia na prevenção de novos episódios mas não significa que vai curar a doença. A técnica aumenta a compreensão sobre o processo de depressão, auxilia na resolução de conflitos reduzindo o impacto do estresse.

Somente o médico pode receitar o medicamento a dosagem e a duração do tratamento mais adequada para cada caso. A automedicação nunca deve ser uma opção. O tratamento também não deve ser interrompido por conta própria, nem a dose alterada sem o consentimento do médico.

Se o tratamento for feito corretamente há uma melhora do quadro depressivo, com os medicamentos disponíveis o prognóstico é considerado muito bom.

 

Como prevenir?

  • Atividade física diária
  • Técnicas relaxantes
  • Religiosidade
  • Arte-terapia
  • Lazer
  • Sono de qualidade
  • Alimentação saudável e balanceada
  • Prevenção de outras doenças e cuidados com a saúde em geral

 

Fonte: Minha Vida http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao